GESTÃO DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL:
Grandes oportunidades para os profissionais especializados.
O curso MBA em REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA é uma pós-graduação lato sensu cuidadosamente elaborada e coordenada por professores doutores, que mesclam uma ampla qualificação acadêmica e uma larga experiência profissional.
A metodologia acadêmica foi desenvolvida de acordo com as mais modernas e aprimoradas técnicas de educação, buscando um processo de aprendizado ativo, capaz de potencializar o aproveitamento do curso pelo aluno.
A gestão qualificada dos Regimes Próprios de Previdência Social é uma necessidade inadiável para a Administração Pública, especialmente, no âmbito de Estados e Municípios. Entretanto, as constantes alterações da legislação e a complexidade das regras sobre benefícios, investimentos, processos e regulação tornam essa atividade inacessível às pessoas sem conhecimento específico, criando uma grande oportunidade profissional para especialistas em previdência. Atento a essa necessidade, o ICDS formatou uma especialização, no formato de MBA, com foco nos Regimes Próprios de Previdência dos Servidores Públicos... um curso completo pensado para que o profissional possa aproveitar as incríveis oportunidades desse mercado tão pouco explorado
PÚBLICO ALVO:
Servidores públicos que exercem função nos fundos de pensão, em todas as esferas (municipal, estadual e federal).
Não é voltado para advogados.
POR QUE FAZER UM MBA?
MBA (Master in Business Administration) é uma pós-graduação lato sensu destinada ao profissional que busca aprimorar conhecimentos práticos de administração, o que inclui a administração de benefícios, atuarial, financeira e administrativa de Regimes Próprios de Previdência Social.
Os cursos MBA do ICDS são voltados tanto para os profissionais que já possuem algum tempo de carreira e quanto para os que estão em processo de ascensão profissional. Pessoas que precisam direcionar seu tempo e energia para o estudo de temas de aplicação direta no trabalho, com potencial para contribuir decisivamente com seu sucesso.
Estruturado sobre cases (casos práticos), a metodologia de ensino utiliza as mais modernas técnicas pedagógicas, sempre pensando na otimização da atividade profissional do aluno, conciliando estudo e trabalho.
QUAL O OBJETIVO DO MBA EM REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA
O MBA em REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA objetiva capacitar o profissional a atuar, com alta performance, em diferentes áreas da gestão e da administração de regimes próprios de previdência dos servidores.
O curso está estruturado em 4 Módulos, dividido em disciplinas COM meeting e disciplina SEM meeting, 44 aulas, e tem carga horária total de 360 horas.
Disciplinas COM meeting (Disponibilizado calendário de aulas)
Os meetings ocorrem aos sábados, com periodicidade quinzenal aproximadamente, mas podendo ser em dois sábados seguidos. Em regra, são realizados 2 meetings em uma sexta-feira. O horário pode variar entre manhã e tarde, de acordo com a programação comunicada com antecedência.
Disciplinas SEM meeting (Início imediato)
Logo, dedicando apenas 30 minutos por dia e, quinzenalmente, uma manhã ou uma tarde de sábado (4 horas) você conseguirá cursar com bom aproveitamento a sua especialização.
O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada a realidade.
O método ICDS de ensino é inspirado na experiência das mais famosas universidades europeias e norte-americanas e baseado na inovadora metodologia TBL (Team-Based Learning). Essa metodologia ativa de ensino garante o melhor aprendizado profissional, viabilizando a imediata aplicação prática do conteúdo ministrado.
As aulas são baseadas em cases (casos práticos), sobre os quais o profissional deve, em um primeiro momento, refletir individualmente, com apoio de videoaulas extremamente atualizadas. Em seguida, há um período de debate e discussão entre o corpo discente, sob a tutoria de um especialista. A culminância da aula ocorre com um meeting (encontro ao vivo) coordenado por professor de renome nacional, seguido de uma avaliação do aproveitamento.
WORKSHOPS
Utilizando a metodologia TBL, teremos 2 workshops no módulo Gestão de benefícios e 2 workshops no módulo Gestão atuarial, financeira e administrativa dentro dos conceitos fundamentais apresentados. Dividido em grupos, os alunos participarão de uma competição dinâmica e enriquecedora.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
As avaliações aplicadas no decorrer do curso serão de curta duração, em múltipla escolha, para fins de aferir o aproveitamento do profissional sobre os conceitos fundamentais apresentados. As avaliações das aulas que são apresentadas nos módulos cumprem propósito de fixação do conteúdo e é preciso obter grau 6,0 nas avaliações individuais (aulas), e grau 7,0 na média do módulo para deferir aproveitamento no mesmo.
O TFC é uma atividade prática ao final do curso, consiste na elaboração de um projeto que poderá se apresentar na forma de Proposta de Regulamento de RPPS, de Parecer Técnico ou de um Plano de Aperfeiçoamento dos Processos de um RPPS.
GESTÃO DE BENEFÍCIOS
GESTÃO ATUARIAL, FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA
>> DISCIPLINAS SEM MEETING
RPPS DE ALTA PERFORMANCE
TEORIA GERAL PREVIDENCIÁRIA
INÍCIO DAS AULAS AO VIVO (DISCIPLINAS COM MEETING): MARÇO/2025
CARGA-HORÁRIA: 360 horas-aula
PERÍODO DO CURSO: 18 meses contratualmente para cursar as disciplinas, cumprir as avaliações e entregar o trabalho final de curso, mas pode ser concluído em 10 meses a partir do início dos encontros ao vivo - vide data citada acima.
AS DISCIPLINAS DOS MÓDULOS SEM MEETING FICAM DISPONÍVEIS PARA CONSUMO IMEDIATAMENTE APÓS EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA
FORMAS DE PAGAMENTO:
Obs.: Sua matrícula só será efetivada após a compensação do pagamento do 1º boleto.
QUEM SÃO OS COORDENADORES?
Daniel Machado da Rocha – Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Assistente na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, vinculado ao Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios.
Fábio de Souza Silva – Doutor em Direito Público (UERJ). Doutor em Sociologia e Direito (UFF). Mestre em Direito Público (UERJ). Mestre em Sociologia e Direito (UFF). Especialista em Contencioso Administrativo (UFF). Especialista em Direito Privado (UFF). Professor Adjunto de Direito Previdenciário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Juiz Federal.
Heliomar Santos - Presidente da ANEPREM, Conselheiro do CONAPREV, especialista e mestre em Administração Pública pela FGV/RJ, ex-presidente do MERITI-PREVI 2005/2008 e 2017/2021 e PREVINIL de 2009/2016.
Bruno Sá Freire Martins - Servidor público efetivo do Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso - MTPREV; advogado; consultor jurídico da ANEPREM e da APREMAT; pós-graduado em Direito Público e em Direito Previdenciário; professor de pós-graduação; membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Prática Previdenciária da Paixão Editores. Autor de obras na área previdenciária. Colunista no Jornal Jurid Digital.
Qualidade técnica, organização, e didática incomparáveis. A verdadeira definição de excelência!
Curso de excelência, super recomendo
Efetuei minha matrícula na pós e estou adorando!