INSS prevê diminuir para 30 dias prazo para aprovação de benefícios

Quarta, 13 de novembro de 2024

Ao JR Entrevista, que será exibido na noite desta quarta-feira (13) na RECORD News, o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, afirmou ser possível que o instituto reduza para 30 dias o prazo médio para conceder benefícios previdenciários ainda este ano. Atualmente, as respostas do INSS aos pedidos de benefícios são divulgadas com um tempo médio de 45 dias.

“Nós acreditamos na meta de 30 dias. Tivemos uma greve que impactou, obviamente. Você, quando para de atender, aumenta o tempo médio de concessão. Mas já estamos retornando a níveis pós-greve e vamos trabalhar rapidamente para que em novembro e dezembro a gente chegue nos 30 dias”, disse.

Stefanutto explicou que existem benefícios que precisam ser mais rápidos, como o auxílio-doença, destinado aos trabalhadores incapacitados temporariamente por mais de 15 dias consecutivos devido a doença ou acidente. De acordo com ele, o instituto reduziu o tempo de espera de sete meses para um mês.

“Esse benefício é muito importante que seja rápido, porque a pessoa automaticamente após o 15º dia, se for empregada, no dia seguinte ela está sem renda. Não podemos nem pensar em esperar. Nós mudamos isso. Era uma espera de seis, sete meses, e hoje não passa de um mês. Então, a pessoa sai do emprego dela para o INSS e continua recebendo, sem que haja uma descontinuidade."

Publicado em R7