Quinta, 14 de maio de 2020
Já entendemos que o marketing tem um papel essencial para o sucesso de qualquer negócio e nunca fez tanto sentido investir nessa área, uma vez que os hábitos de consumo e as relações entre clientes e profissionais mudaram drasticamente.
Como tudo no Direito o Marketing Jurídico não seria diferente, é preciso se certificar que não vá contra o código de ética estabelecido pela OAB.
Se interessou pelo assunto e quer saber o que compõe uma estratégia de sucesso e quais são os erros que podem ser evitados no planejamento?
Começamos pelo principal: por que o marketing jurídico é importante?
A profissão de advogado é uma das mais tradicionais e prestigiadas que existem e não faltam clientes buscando por ajuda legal em diversas áreas. Pensando nisso, vamos te passar 3 motivos que fazem do marketing jurídico algo tão relevante:
Aplicar o marketing Jurídico de forma eficiente você certamente poderá ganhar mais notoriedade e poderá ser encarado como autoridade no meio jurídico.
O fato é que o marketing jurídico envolve uma série de ações que ajudam a fortalecer a sua credibilidade junto aos clientes, mas também diante de outros profissionais.
Criou-se um hábito de pesquisar mais sobre o que se quer, seja um computador ou até mesmo na hora de contratar um profissional confiável. Com isso, a forma de contratar serviços tem mudado bastante. Somando esse fator à competição acirrada que há no mercado, fica clara a necessidade de se destacar de alguma forma.
E o marketing jurídico é a estratégia perfeita para isso, já que tem por objetivo criar seu posicionamento no mercado, que certamente resultará em vantagem na hora de atrair clientes.
Investir no marketing jurídico dará aos profissionais uma maior liberdade para focar no exercício da profissão e se preocupar menos com a entrada de clientes pela porta.
Mas para isso é necessário que o escritório siga um planejamento adequado e que possa acompanhar os resultados. Dessa forma, a preocupação e a incerteza sairão de cena e darão lugar ao bom trabalho.
Ter noção do que acontece no marketing jurídico é o diferencial de cada profissional. E se você pode investir em profissionais competentes de marketing que tragam resultados mais rápidos e expressivos sem precisar se preocupar o tempo todo com a implementação da estratégia, é mais aconselhável. Nesse caso, cada profissional foca em sua área de atuação.
As melhores práticas do marketing jurídico
A fim de que a sua estratégia tenha o efeito desejado, é muito importante seguir alguns princípios que regem o marketing jurídico. Listamos 4 desses princípios e como cada um deles vai impactar diretamente o sucesso que o seu escritório terá ao atrair e fidelizar clientes:
A produção de conteúdo relevante é simplesmente a base do marketing atual, não apenas para o setor jurídico. Em outras palavras, sem isso a estratégia não dará resultados tão bons quanto poderia.
E como classificar como conteúdo relevante?
É importante falar de temas que seu escritório atua no dia a dia. Isso quer dizer que o seu conteúdo precisa ser direcionado, ou seja, não basta falar de qualquer assunto relacionado a direito. E para ser relevante é necessário que seja compreendido. O seu cliente não quer entender o Direito, ele quer saber se você resolve o problema dele. Lembre-se de que está falando com leigos no assunto então ofereça explicações simples sem o “juridiquês” na hora de conversar com seu público.
Você sabe que o visual é importante para o advogado ou escritório de advocacia para causar uma boa impressão, que vai do logotipo, materiais que trabalho e você. Ou seja, se o cliente em potencial perceber algum desleixo no visual da marca, poderá pensar que seu caso seria encarado da mesma forma, sem o devido cuidado, e provavelmente vai procurar outra opção no mercado.
Um dos principais objetivos do marketing jurídico é aproximar os profissionais de seus possíveis clientes e isso só é possível se você for acessível a eles.
Otimize seus canais de comunicação e torne fácil para os interessados entrar em contato por qualquer um deles e é importante que o contato inicial seja respondido rapidamente, por e-mail, telefone, mensagem de texto ou alguma rede social.
Com a dinâmica da rotina provavelmente vai impedir que você consiga responder todos esses canais, mas deixe alguém encarregado de realizar essa função e fazer uma triagem das pessoas que chegarão até você.
Sabemos que bons relacionamentos são indispensáveis para ser bem-sucedido nos negócios e o marketing jurídico segue esse princípio de forma bem clara. Tudo gira em torno de ajudar os clientes e pessoas.
Quando se reunir com um possível cliente ou parceiro de negócio, dê real atenção ao que ele precisa. Na maioria dos casos, se mostrar acessível e preocupado será melhor que mostrar grande conhecimento e nenhuma empatia.
Uma das máximas que trabalhamos aqui no ICDS é crie elos e estabeleça conexões que te impulsionam!
Limitações legais do marketing jurídico.
A OAB regularizou a prática do marketing jurídico estabelecendo um conjunto de regras que limitam a divulgação em torno de serviços legais. O objetivo é preservar a dignidade da profissão e garantir que a credibilidade do serviço seja mantida. Por isso, não encare essas limitações como um problema, e sim como uma proteção, tudo bem? Isso não impede de fazer um excelente trabalho e conseguir ótimos resultados.
Veja algumas limitações que você deve respeitar:
Eventos são ótimas oportunidades de promover serviços, conseguir novos contatos e abrir oportunidades de negócio. Mas, no caso do marketing jurídico é preciso ter cuidado, pois eventos estranhos à área jurídica não podem ser usados com o fim de promover seus serviços.
Isso tornaria a competição extremamente injusta, uma vez que apenas os grandes escritórios poderiam investir em campanhas de publicidade para os veículos mais conhecidos. Outro ponto é, esse tipo de relação comercial poderia afetar o desenrolar de processos destacados na mídia, não é mesmo?.
“Venha conferir!”
“Não perca esta oportunidade!”
“Ligue Agora!”
Tudo isso é usado normalmente no varejo, para chamar a atenção dos consumidores e a ideia da OAB é que isso fere a sobriedade que deve cercar a profissão a todo momento, por se tratar de um assunto tão sério quanto a representação dos direitos legais de pessoas e entidades.
Esse tipo de informação precisa ser dado pessoalmente, em uma consulta e não é permitido divulgar os preços dos serviços e honorários.
E por quê? Esse tipo de tática também poderia facilmente banalizar a profissão e criar uma guerra de preços entre os profissionais.
Dessa forma, ao invés de focar nos preços e condições de pagamento, a alternativa é se pautar na credibilidade para cuidar dos casos com seriedade e conhecimento da lei.
Como fazer marketing jurídico que dê resultados
Vamos listar 4 ações que você precisa realizar a fim de conquistar mais clientes, fortalecer seu nome no mercado e até se tornar um profissional mais completo:
Sempre que alguém precisa de um serviço, a primeira ação é acessar o Google e começar uma pesquisa sobre o assunto. O que os seus clientes em potencial vão encontrar quando fizerem uma busca sobre um tema que você é expert ou até mesmo com o seu nome?
Por isso o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade, justamente por atender ao ponto principal que destacamos aqui: ajudar as pessoas por meio de conteúdo relevante.
Participar em canais especializados na internet é outra ótima forma de fazer marketing e ganhar exposição sem violar nenhuma regra da OAB. Essas plataformas geralmente oferecem boas oportunidades de se conectar com outros profissionais e trocar experiências interessantes, além de servir para expor seus serviços ao público. Escrever artigos é uma excelente opção!
Principais plataformas são: Jus Navigandi, Jusbrasil, Migalhas e Jurídico Certo.
A OAB não proíbe o uso de anúncios em sites como o Google e as redes sociais, e esses canais podem ser ótimos para atrair visitas ao seu site e blog. Observo que esses anúncios são segmentados e cabem investimento, mas pense em quantas pessoas entrarão em contato com o seu conteúdo e poderão requisitar seus serviços.
Eventos relacionados com o exercício da profissão jurídica podem — e devem — ser usados como oportunidades para promover o seu escritório e os serviços que oferece. O nome disso é networking de qualidade.
É essencial que você busque oportunidades de palestrar e isso servirá como vitrine para aumentar sua credibilidade e otimizar os efeitos de todas as outras ações de marketing que realizar.
Em suma, o marketing jurídico é uma das ferramentas mais valiosas que você pode usar para se diferenciar no mercado, estabelecer credibilidade com os clientes e criar oportunidades para a sua carreira. Basta respeitar as limitações legais e seguir as boas práticas listadas acima para ver os resultados aparecerem.
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Você vai aprender a:
Isso tudo dentro de uma ementa que vai analisar o mercado e as oportunidades; construir sua marca pessoal, criar o seu diferencial: posicionamento e proposta de valor; auxiliar na atração de clientes; compreender como as redes sociais podem funcionar a favor do seu negócio e entender como fazer conteúdo estratégico e otimizar os seus resultados.
Investimento: 2 x R$ 75,00.
Link: https://www.idsamericalatina.com.br/marketing-juridico-para-advocacia-de-alta-performance-(2020)
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